domingo, 27 de março de 2011

Operação Cajuína

Essa semana foi regada a vários atos de patriotismos, raros, mas existentes. E são eles que quero comentar...
 Bem, vamos aos fatos:

O primeiro, UESPI, que como já dizem os protestantes, clama por socorro. Acho válida a manifestação e, que fique claro, estamos precisando mais disso. Afinal professores sem pincel pra dar aula  fica complicado né!? Porém, o SOS UESPI não foi o único ponto do protesto, o outro... Enem. Tão discutido e criticado nesses últimos dois anos. O peculiar reitor da UESPI será que não tem televisão em casa? Internet? Acho que não.
Pois bem, veio com a proposta de aderir pelo menos 30% do vestibular ao Enem.  Mas será que isso é boa coisa? Tudo bem que a proposta do Enem (no papel) é válida e bem interessante. Mas na prática, todos nós vimos o que aconteceu nos últimos dois anos. E além do mais, aderindo ao Enem, o vestibular da Uespi perde seu regionalismo, os estudantes não precisarão mais estudar a história do Piauí e nem ler os livros dos escritores piauienses, o que seria praticamente abandonar nosso legado, nosso passado. E isso não podemos aceitar!
 Agora, resta saber se os estudantes que participaram do protesto estavam realmente interessados nesses assuntos, nesse objetivos, ou... perder a facilidade da famosa prova específica da UESPI foi o ponto crucial do negócio?

Já o outro ato de patriotismo visto essa semana aconteceu depois que um atorzinho de boteco da esquina resolveu associar a imagem da nossa cidade com uma coisa que não merece nem ser mencionada. O fato é que a revolta foi válida, oportuna, e se vierem falar de novo vão tomar do mesmo jeito. Afinal, piauienses criticarem o Piauí é uma coisa... agora um cara-pálida de fora se fizer isso é outra coisa bem diferente... e vai ser expulso na base do ovo e tomate.

Moral da história: Piauiense é invocado e, por incrível que pareça, patriota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário