segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mas afinal, o que é o tempo?

Que definição é essa que supomos ser a verdadeira para dizer o que é o tempo? Um dia, de ócio produtivo, estava a refletir sobre o que viria a ser o tempo... Me veio a mente várias indagações dessas que permeiam a humanidade desde sempre... Quem, na verdade, impôs que o dia deveria ter 24horas ou o ano 365 dias, ou por que razão alguns meses tem 31 dias, outros 30, 28? Que verdade absoluta é essa que no aliena desde o dia em que nascemos até o dia em que vamos morrer? Datas, horas... Porém “Não nos cabe decidir quanto tempo vamos viver, e sim decidir o que fazer com o tempo que nos é dado.”
Ah... O tempo... “Se não me perguntarem eu sei o que é. Se tiver que explicar para alguém, não sei. O problema é que o passado não está mais aqui, o futuro ainda não chegou e o presente voa tão rápido que parece não ter extensão alguma. Aliás, se o presente só surge pra virar passado, não daria para dizer que o tempo é uma caminhada rumo a não-existência?”
Claro, está certo. A nossa caminhada na vida é, sem dúvida alguma, em direção a morte. Mas, o que nos torna especiais é que entre o nascimento e a morte, existe um breve espaço de tempo que podemos aproveitar da melhor maneira. Desde coisas simples como sair para passear com o cachorro num final de tarde de uma terça-feira, até aquele beijo inesquecível que te faz ter certeza que conheceu o verdadeiro amor. São infinitas variações sobre o mesmo tema.
Como dizia Renato Russo: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, por que na verdade nós nunca sabemos o dia em que vamos encerrar nossa participação na vida. Vamos viver, da melhor maneira que conseguirmos, vamos viver. Não vamos jogar fora todo esse precioso, e pouco, tempo que nos é destinado. Vamos todos em busca de nosso propósito maior, sermos felizes.
Como Einstein bem definiu, o tempo é “Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão.”
Então, acreditem... Nunca é tarde pra começar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário