domingo, 1 de maio de 2011

Nosso Maio

1° de Maio.
Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.  Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. Houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes.
Três anos depois, em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados. Mas foi em 23 de abril de 1919 que o senado francês proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.
Após isso, em 1920 a Rússia também adotou a data, o Brasil consolidou em 1924. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.
Precisamos exaltar a importância do trabalhador piauiense, brasileiro (e mundial) como peça fundamental para mover toda essa engrenagem do estado, do país (do mundo). Então, trabalhador, esse dia é todo nosso. Continuemos essa eterna luta por nossos direitos.
“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário