sexta-feira, 13 de maio de 2011

Voorhees

O alarme toca. Você, ainda meio sonolento, acorda e pensa: “enfim chegou sexta feira”, mas ainda sem associar corretamente a data e a tal sexta você segue a fazer suas atividades corriqueiras de uma sexta qualquer. Porém, na primeira oportunidade que se dá conta que é dia 13... Ora, uma sexta-feira 13. Mas afinal, isso é bom ou ruim?
Há muito tempo, certas épocas ou dias do ano são compreendidas como impregnadas de algum tipo de infortúnio ou má sorte, um dos mais conhecidos é a sexta feira 13. Atualmente, o encontro do dia 13 com a sexta feira é repleto de crendices e lendas que deixam os mais supersticiosos arrepiados dos pés à cabeça. Isso ficou ainda pior depois que o cinema imortalizou essa data com uma sequência de filmes de terror que todos nós conhecemos (ou pelo menos a grande maioria) por Jason Voorhees, um serial killer que ataca nessa mesma data. Contudo, poucos sabem dizer qual é a verdadeira origem da “Sexta-feira 13”. De fato, as possibilidades de explicação para esta crença se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo.
Mas apesar de tantos infortúnios associados a essa data, muitos a interpretam com um significado completamente oposto ao que foi aqui explicado. De acordo com os princípios da numerologia, o treze – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.
Então, o fato é que haverão sextas 13 ruins, como também haverão sextas 13 boas. Depende do seu ponto de vista e do que você leva como bom ou ruim. Como já dizia Einstein, tudo é relativo. A Sexta feira 13 pode ser apenas o dia que sucede uma quinta feira 12 e antecede um sábado 14, ou não. O fato é que é sexta feira, então vamos sair pra onde hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário